Desde os tempos imemoriais, a humanidade procurou com requinte e destreza compor sua mesa, seja como gesto cultural, ou até mesmo ritualísticos. Mesmo que esses costumes tenham passado por tentativas de substituições pelo papel, mantém-se consolidado por sua tradicionalidade e o toque inigualável.

Plantio de Algodão

Domesticado há mais de quatro mil anos, o algodão mostrou-se um ícone não só de classe, mas de sustentabilidade.

O tecido é tendência, seja na moda, no design de interiores e, é claro, na mesa nossa de cada dia.

Muito além dos tradicionais guardanapos, o item já compõe as mesas nas formas de capas de sousplat, jogos americanos e toalhas.

Diante de um material tão inestimável por seu caráter  sustentável uma vez que é reutilizável, provou-se uma opção frente à lógica de consumo desregrado, altamente prejudicial ao meio ambiente, sem perder o bom gosto e, além disso, sendo uma opção altamente requintada.

Várias iniciativas já entraram na onda do consumo sustentável à mesa tradicional. O movimento #soudealgodão, uma iniciativa de artesãos, artistas, designers, estilistas e produtores individuais trabalha com o uso e consumo consciente, criando itens de qualidade, reaproveitáveis e, acima de tudo, seguindo as tendências mais atuais da moda.

Seleção Guardanapos de Algodão Maison Charlô

O movimento trabalha na divulgação de produtos e produtores que utilizam o item em suas confecções, dão dicas de uso e produção e até mesmo informam como o consumo sustentável pode ser uma iniciativa econômica, sustentável e, ao mesmo tempo, de excelente gosto.

E a Maison Charlô não podia ficar de fora deste movimento tão importante que cultiva a moda responsável no Brasil e valoriza a cadeia produtiva do algodão brasileiro.

A ideia tem o apoio do instituto brasileiro do algodão (IBA), e realiza a conexão entre produtores credenciados, aqueles que passam por rígidas normas de produção, cultivo e armazenamento, e empresários que utilizam da sua matéria prima de qualidade. A Maison também compõe o catálogo de parceiros da iniciativa, tendo em seu portfólio produtos majoritariamente confeccionados com o tecido;

 O algodão, entretanto,  não é a única alternativa de consumo consciente e sustentável que é oferecido. É possível encontrar o algodão nos produtos da Maison Charlô nos guardanapos, jogos americanos, toalhas, capas para sousplats.

Além dos produtos próprios, também a Maison Charlô apresenta em seu catálogo de produtos a linha sustentável da YOI que possui alternativas feitas completamente em fibra natural, sendo, assim, uma ótima alternativa para compor sua decoração,  e ainda sem impactar o meio ambiente.