Na última semana, apresentamos para vocês o projeto “Polen”, que apoia diversas iniciativas sociais, fazendo o intermédio entre compradores, empresas e projetos de todo país.

Hoje, trazemos pra você um dos projetos que você contribui quando você adquire um produto Maison Charlô, o Projeto Adere!

Conheça Adere.org.br

Iniciado em 1972, o projeto atua na inclusão e deficientes intelectuais no contexto do mercado de trabalho.

Atendendo as múltiplas especificidades de cada pessoa, o projeto trabalha com a inclusão de jovens e adultos com necessidades especiais de acordo com suas limitações e, muito mais importante, suas vontades individuais.

 A população com algum tipo de deficiência intelectual representa 1,6% dos brasileiros, segundo dados do IBGE. 

Ainda mais que isso, segundo dados da ONU, dessa população 82% dos deficientes vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil.

Uma vez que as despesas permanentes dessas famílias são cerca de 40% maiores do que uma família regular, o que causa problemas muito além da segregação desse grupo na sociedade como um todo. Visto que há maiores dificuldades individuais em aspectos comportamentais que podem influir na educação e consequentemente na condição social.

Cada vez mais se torna imperioso a inserção dessa população no mercado, tanto para a realização pessoal dessas pessoas, quanto para o aproveitamento no mercado de trabalho, girando a roda econômica e beneficiando todas as partes da população.

Para tanto, o projeto oferece tanto o atendimento integral em saúde: Nutrição, Medicina, fonoaudiologia, musicoterapia, psicologia e arteterapia, fazendo com que muito mais que uma vaga de emprego, seja garantida uma qualidade de vida.

O projeto possui monitorização em grupos pequenos e atende as individualidades de cada pessoa com suas respectivas afinidades. Oficinas que integram a capacitação para o trabalho são: : marchetaria em cipó, tecelagem, confecção de papel reciclado artesanal, papelaria, “papier maché”, bijuteria, mosaico em papel reciclado, e muito mais.

Já em atividades de caráter sócio esportivo-cultural permitem que talentos sejam descobertos e desenvolvidos. As seguintes oficinas fazem parte do dia-a-dia dos atendidos: teatro, artes, sensibilização musical, canto coral, dança, treinamento esportivo, condicionamento físico e Lian Gong.

Há 48 anos atendendo essa população, oferece um benefício global, seja para os atendidos, para as famílias que recebem o retorno financeiro e principalmente afetivo, pois, para muitos, é um dos únicos acessos à serviços de qualidade em saúde.

Gostou do projeto? Confira mais nas páginas do facebook e instagram sobre! E lembre-se, as vezes apenas com um grão de pólen você pode ajudar no florescimento de projetos como esse!