Mesa Posta Xadrez Romântica

Muitas vezes, configurar uma decoração de mesa pode ser um desafio para muitos. Quais cores escolher, quais elementos devem harmonizar com outros, quais tipos de tecido utilizar, tudo deve estar em perfeita consonância para que se estabeleça a melhor estética possível.

Além disso, muitas das harmonizações são desafiadoras para qualquer decorador e muitas vezes são consideradas démodé para a maioria.

O xadrez é um desses grandes tabus da mesa posta, para muitos é restrita a ambientes rústicos, sendo muito associada a ambientes externos e situações informais.

Entretanto, com a harmonização correta, pode ser uma ótima opção para diversas outras situações. Para isso, separamos algumas dicas pra você usar o xadrez sem medo de arriscar!

O clássico:

Guardanapos de Tecido Xadrez

A estamparia xadrez é classicamente conhecida como a estampa do rústico e despojado. Desde as toalhas de mesa de churrasco de domingo, até mesmo a configuração dos piqueniques em família, o xadrez está lá em sua grande leva de cores.

Para quem busca ainda se manter nos ambientes clássicos, a harmonização é primordial para a confecção de uma mesa posta de ótimo gosto.

Para ambientes internos, experimente os tons mais vivos para contrastar com a mesa. O amarelo claro para os tecidos da mesa é uma ótima pedida para o contraste com o xadrez vermelho ou azul. Além disso, para a composição da mesa o ‘’menos é mais’’ é mandatório.

Uma decoração com poucos componentes é essencial para destoar da carregada estampa que o xadrez traz. Para isso, a decoração acessória pode ser apenas por um arranjo de flores com cores harmônicas aos dos outros componentes.

Para os pratos, uma opção é trazer o rústico à tona. Elementos como madeira ou vime entram em perfeita harmonia com os outros elementos da mesa e sua cor neutra retira a atmosfera carregada que as outras cores trazem.

Vamos inovar?

Como dissemos antes, não é apenas para ambientes rústicos e despojados que o xadrez pode fazer parte, então por que não tentarmos trazer essa cor tão viva para nossas mesas requintadas?

O xadrez tartan, aquele clássico dos Kilts escoceses são uma ótima pedida pra quem busca trazer uma sobriedade, mas ao mesmo tempo um tom colorido para as nossas mesas.

Elas podem compor todos os itens de nossa mesa posta, dos caminhos de mesa até os guardanapos, mas, lembre-se sempre, garanta que o xadrez deve ser sempre o item mais carregado!

O xadrez pode também compor os nossos sousplats. Para pratos de cores unitárias e próximas do pastel, as cores vivas do xadrez tradicional pode trazer uma sintonia e harmonização de ótimo gosto, podendo ser uma pedida para seus almoços e jantares especiais.

Por fim, embora seja sempre associado ao casual, a estampa vai muito bem com os itens mais requintados. Arranjos com flores mais delicados, como rosas e margaridas podem ser trazidos à sua mesa posta, principalmente quando composto por velas e louças delicadas, o xadrez traz uma quera necessária na sobriedade da sua mesa! Os talheres e taças podem ser de todos os tipos, do rústico às mais delicadas taças de espumante.

Viu como o xadrez é muito mais do que pensávamos? Para mais dicas, conte sempre com a Charlô para que sua mesa posta seja ainda mais especial!